BLOG FISIONUNES

O frio chegou e a dor aumentou? Saiba como agir!

setembro 2022

Por FisioNunes

Com as mudanças de temperaturas sente um aumento da dor ou desconforto físico? Saiba que tal é absolutamente normal.

Esta reação acontece normalmente com a chegada de temperaturas mais baixas, dado que que os seus músculos realizam contrações involuntárias com o objetivo de aumentar a temperatura corporal, sendo uma ação absolutamente natural. Em contrapartida, esta defesa que o nosso corpo utiliza para enfrentar a descida de temperatura, faz com que articulações, tendões ou ossos acusem um aumento da dor ou desconforto, especialmente se previamente fragilizados pelo desgaste natural ou alguma condição crónica.

Caso não possua nenhuma condição impeditiva, a ação imediata para reduzir o desconforto é o movimento. O movimento aumenta a temperatura corporal, relaxa a musculatura em tensão e estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações.

Uma caminhada leve, diária ou alternada, de 20 a 30 minutos, contribui bastante para a diminuição das dores.

Em alguns casos, as terapias fisioterapeuticas e o exercício funcional devem  ser aplicadas, isoladas ou em complementaridade, de forma a melhorar a reação a situações mais complexas. A fisioterapia e os exercícios funcionais ajudam no relaxamento muscular, na lubrificação articular e na postura. Seja no tratamento de patologias específicas, como artrite e artrose, ou na prevenção e tratamento de questões musculares, a fisioterapia é responsável por uma significativa diminuição das dores.

Na FisioNunes estamos preparados para o ajudar a encontrar uma solução.

Caso tenha alguma questão sobre esta temática, não hesite em contactar-nos para saber mais.

criar comentário
HORÁRIO

Seg - Sex
10:00/12:00
15:00/18:00

Sábado
10:00/13:00

CONTACTOS

Morada
Urb. Quinta Dr. Beirão, nº25, Lj.A
6000-140 Castelo Branco

Telefone
961 929 618
(Chamada para a rede móvel nacional)

Email
fisioterapia@fisionunes.pt