BLOG FISIONUNES

Hipnoterapia na Fisioterapia: Como funciona?

julho 2022

Por FisioNunes

A Fisioterapia é o serviço de saúde prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida, capacidade esta diminuída ou afetada pelo envelhecimento, lesões, más-formações e vícios comportamentais. São utilizados conhecimentos e técnicas exclusivas específicas, para que o paciente tenha sua capacidade física restaurada.

Contudo, durante as sessões podem ocorrer dificuldades que impedem o acesso a um tratamento eficaz, como encontrar o paciente num estado de dor crónica e com instabilidade emocional. Uma vez que a Fisioterapia no seu caminho para o tratamento/intervenção abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social, pode e deve recorrer a meios que lhe permitem caminhar para o sucesso. Uma ferramenta que pode auxiliar os fisioterapeutas a lidar com estas dificuldades, é a Hipnose Clínica.

Quando o paciente está com dor, este não sofre apenas fisicamente, mas também emocionalmente. Sente ansiedade, angústia, medo, entre outras emoções, que podem promover pensamentos disfuncionais que intensificam a sua dor. Nestas situações o Fisioterapeuta parte em vantagem ao realizar uma avaliação do paciente, focada nas técnicas da Hipnose Clínica.

Através da Hipnose Clínica procura-se a sugestão, a reeducação ou a análise do paciente, feita com a alteração do estado de consciência, para um estágio de concentração profunda e memória ampliada. Neste estado, o paciente é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento (orientado a um objetivo). A Hipnoterapia assume um papel ainda mais preponderante, dado que é comum verificamos uma vertente/origem emocional e psicológica no real foco dos sintomas. Através da Hipnose Clínica, é possível tratar-se a vertente emocional, e a forma como estas podem ser a causa da origem dos sintomas.

Assim sendo, a aplicação da Fisioterapia com o auxílio da Hipnose Clínica é altamente funcional, não só ao conseguir combater os pensamentos disfuncionais durante as consultas e a alterar as percepções do paciente em relação à sua dor, mas também ao conseguir diagnosticar origens psicológicas/emocionais como real origem do problema. Portanto, a Hipnose Clínica na Fisioterapia ajuda o paciente concentrar-se nas consultas, ajuda na comunicação entre o profissional e o paciente, diminui os níveis de ansiedade e stress, sempre com um profundo respeito pelo paciente.

Caso tenha alguma questão sobre esta temática, não hesite em contactar-nos para saber mais.

criar comentário
HORÁRIO

Seg - Sex
10:00/12:00
15:00/18:00

Sábado
10:00/13:00

CONTACTOS

Morada
Urb. Quinta Dr. Beirão, nº25, Lj.A
6000-140 Castelo Branco

Telefone
961 929 618
(Chamada para a rede móvel nacional)

Email
fisioterapia@fisionunes.pt