BLOG FISIONUNES

Fobias: Causas, os sintomas e tratamentos.

dezembro 2022

Por FisioNunes

Fobia é um medo descontrolado ou aversão persistente a um objeto ou uma situação, muitas vezes descontrolado. Chegam a causar um tal medo esmagador e debilitante desse algo, que leva a que a pessoa fóbicaorganize a sua vida baseado na fuga daquilo que lhe causa esse medo.

A pessoa afetada exerce grandes esforços para evitar a situação ou o objeto, geralmente a um grau superior em relação ao perigo real do próprio objeto ou situação. Quando não é possível o objeto ou a situação serem evitados, a pessoa afetada apresenta sintomas físicos, como palpitações, falta de ar, tremores nas mãos e nos pés, desarranjos intestinais e palidez.

Como surgem as fobias?

As fobias são resultado da combinação de vários fatores, variando ainda entre indivíduos e culturas. Qualquer pessoa pode ser afetada por algum tipo de fobia, em qualquer fase da sua vida. O ambiente familiar é comprovadamente uma fonte de fobias, tal como fatores genéticos que desregulam ciclos hormonais. É também bastante comum a associação de fobias a traumas e eventos passados, que geraram experiências traumáticas.

Que tipos de fobias existem?

As fobias podem ser divididas em fobias específicas, fobias sociais e agorafobia. Entre os tipos de fobias específicas estão fobias a determinados animais, situações no ambiente natural, sangue, ferimentos ou outro tipo de situações específicas. As mais comuns são o medo de aranhas, medo de cobras e medo das alturas. Em alguns casos, as fobias são desencadeadas por uma experiência negativa com o objeto ou a situação. As fobias sociais são as fobias em que a pessoa afetada tem receio do julgamento de outras pessoas. A agorafobia é o medo de uma situação de que a pessoa sente que não é possível fugir.

Quais são os sintomas característicos?

Dentro das características sintomáticas dos transtornos fobicos destacam-se os seguintes:

  • Angústia;
  • Falta de ar;
  • Depressão;
  • Dor de estômago;
  • Dor no peito;
  • Ansiedade excessiva;
  • Taquicardia;
  • Ataques de pânico

Porque estes sintomas são perigosos?

O acumular destes sintomas, e a exposição aos mesmos ao longo do tempo motivam desajustes emocionais e físicos, que podem contribuir em forte medida para outras condições físicas e emocionais, como pode dificultar o seu tratamento caso não seja abordada a fobia do paciente.

Como tratar a fobia?

As fobias específicas podem ser tratadas com terapia de exposição, na qual a pessoa é introduzida à situação ou objeto em questão até o medo ser vencido, com técnicas de programação neuro-linguística. Neste tipo de fobias a medicação não tem utilidade. As fobias sociais e a agorafobia são muitas vezes tratadas com uma combinação de psicoterapia e medicação. 

Na FisioNunes abordamos a hipnoterapia como uma ótima opção para levar os nossos pacientes a superar as fobias. São utilizados métodos que acedem ao subconsciente do paciente com o objectivo de descobrir a razão do seu medo e tratá-la. Normalmente, com poucas poucas sessões de hipnoterapia já se observam resultados positivos. De modo gradual e controlado, a pessoa aprende a encontrar um modo de encarar os motivos das fobias e de superar seus medos, de forma natural.

Marque uma consulta connosco e descubra como a hipnoterapia o pode ajudar.

criar comentário
HORÁRIO

Seg - Sex
10:00/12:00
15:00/18:00

Sábado
10:00/13:00

CONTACTOS

Morada
Urb. Quinta Dr. Beirão, nº25, Lj.A
6000-140 Castelo Branco

Telefone
961 929 618
(Chamada para a rede móvel nacional)

Email
fisioterapia@fisionunes.pt