BLOG FISIONUNES

Exercício Clínico: O que é?

agosto 2022

Por FisioNunes

O exercício clínico é uma ferramenta terapêutica e de aumento da performance,  focada no exercício, recuperação e melhoria das habilidades motoras, sempre com base nos conhecimentos de biomecânica, fisiologia, neurociência e do comportamento humano.

O exercício físico é um dos pilares de uma vida saudável. Todavia, existem condições prévias que implicam orientação ou acompanhamento no treino, com vista à melhoria dos índices físicos e emocionais. É aqui que o acompanhamento que prestamos torna o treino em exercício terapêutico, obtendo resultados mais rápidos, em segurança e eficazes.

Quando o recomendamos e como o personalizamos?

O Exercício Clínico tem como objetivo atuar em conjunto com os cuidados médicos e de fisioterapia, com base na evidência científica e sempre através da prescrição de exercícios funcionais específicos e personalizados a cada paciente, diminuindo desta forma alguns dos sinais e sintomas de doença, acelerando a sua recuperação e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos utentes.

A definição de um plano de exercício clínico passa sempre por um processo prévio de avaliação, prescrição, aplicação e monotorização dos exercícios.

Posso fazer exercício clínico?

Qualquer pessoa pode (e deve!) beneficiar das vantagens do exercício clínico, independentemente dos sintomas/condições, idade e da condição física. É recomendado para todos aqueles que têm o objetivo de melhorar o seu estilo de vida, controlar ou reduzir a/as suas patologias, melhorar o seu desempenho, rendimento e função.

Em que áreas atua o exercício clínico?

  • Doença Cardiovascular – Ajuda no controlo dos fatores de risco modificáveis (Tensão arterial, Colesterol e Triglicerídeos).
  • Doença Respiratória – Ajuda na diminuição da dispneia, na melhoria dos padrões respiratórios e na melhoria da qualidade de vida.
  • Doença Oncológica – Atenua a fadiga relacionada com o tratamento do Cancro, melhorando a qualidade de vida.
  • Doença Reumatológica – Ajuda no controlo e diminuição da dor e inflamação em patologias como a Artrite, Artrite Reumatoide, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia, etc.
  • Excesso de Peso/Obesidade – Ajuda na diminuição da Massa Gorda e aumento da Massa muscular.
  • Diabetes – Ajuda na manutenção de um peso saudável e na regulação da glicemia.
  • Osteoporose – Aumenta a densidade mineral óssea e diminui o risco de fratura.

Caso tenha alguma questão sobre esta temática, não hesite em contactar-nos para saber mais.

criar comentário
HORÁRIO

Seg - Sex
10:00/12:00
15:00/18:00

Sábado
10:00/13:00

CONTACTOS

Morada
Urb. Quinta Dr. Beirão, nº25, Lj.A
6000-140 Castelo Branco

Telefone
961 929 618
(Chamada para a rede móvel nacional)

Email
fisioterapia@fisionunes.pt