SERVIÇOS FISIONUNES

Na FisioNunes pretendemos oferecer um serviço personalizado tendo em conta as suas necessidades.
Desta forma dispomos de várias especialidades.

OSTEOETIOPATIA

Na FisioNunes a Osteoetiopatia está sempre de mãos dadas com a Fisioterapia, pois o nosso conceito de intervenção baseia-se bastante na interligação que criamos entre estas duas áreas. Através da intervenção Osteoetiopática pretendemos perceber qual a causa primária do sintoma do nosso paciente, e a abordagem avaliativa é feita de forma holística.

Vamos pesquisar a todos os sistemas (músculo-esquelético, visceral, craniano, vascular) qual a causa real do problema, em que a Posturoterapia e a Kinesiologia são duas das áreas que nos vão auxiliar na nossa avaliação. Criámos então um conceito em que temos uma abordagem global do nosso paciente, avaliando e tratando todas as disfunções encontradas, de forma a criarmos as condições ideais para a resolução dos sintomas.

A sinergia com a Fisioterapia acontece quando, para além de uma disfunção postural, estamos perante uma lesão ortopética de um determinado complexo articular, sendo obrigatório após a intervenção Osteoetiopática a intervenção em Fisioterapia sobre as estruturas lesadas de forma a restituir a função das mesmas.

A Osteoetiopatia intervém em situações como:

• Dores com origem em desequilíbrios posturais;
  • Disfunções viscerais (como obstipação, azia, hérnia do hiato, entre outras);
  • Lombalgias;
  • Ciatalgias;
  • Cervicalgias;
  • Dorsalgias;
  • Discopatias;
  • Escolioses;
  • Dores de cabeça e enxaquecas;
  • Tendinites;
  • Parastesias;
  • Disfunções da articulação temporomandibular e dor orofacial.

A missão da FisioNunes é procurar a causa real dos sintomas dos nossos pacientes, só assim é possível uma reabilitação eficaz e duradoura. Confie em nós.

FISIOTERAPIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA

A Fisioterapia músculo-esquelética visa tratar patologias neuro-músculo-esqueléticas, sendo esta mais focada nos sintomas (maioritariamente dor) e na restituição da função dos complexos articulares e musculares afetados.

Esta área da FisioNunes utiliza as mais recentes e eficazes técnicas te tratamento para patologias como:

• Lesões nos tecidos moles, tais como roturas musculares, tendinosas e ligamentares (vulgo entorses) entre outras
  • Lombalgias
  • Cervicalgias
  • Ciatalgias
  • Tendinites

Junto de nós venha saber quais as soluções que temos para o seu problema!

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA

O envelhecimento natural do nosso organismo faz com que ocorram algumas alterações osteo-articulares e musculares que podem levar a uma diminuição da função bem como ao surgimento de algumas patologias degenerativas (como a osteoartrose) e crónicas.

Estas alterações podem ter um impacto grande no idoso ao nível da mobilidade, comprometendo componentes como o equilíbrio, a força muscular, a agilidade, entre outras. Na FisioNunes preocupamo-nos com todos os nossos pacientes e desta forma criámos estratégias de intervenção multidisciplinares de forma a darmos a melhor resposta nesta valência.

Assim, intervimos não só ao nível da patologia mas também da prevenção, tentando evitar ou reduzir ao máximo os efeitos das disfunções decorrentes da evolução natural da idade.

A prevenção de quedas, a intervenção em pós-operatórios e a intervenção em patologias degenerativas neuro-músculo-esqueléticas são algumas das áreas em que mais trabalhamos nesta área da Fisioterapia Geriátrica. Temos uma equipa pronta para lhe dar a melhor ajuda possível!

PERGUNTAS FREQUENTES

- Melhoria de postura

- Diminuição de dores

- Prevenção de possíveis lesões

- Tratamento e prevenção de doenças crónicas

- Auxílio para um treino físico adequado

- Melhoria de doenças respiratórias

- Auxílio na diminuição de problemas urinários.

Fisioterapia é uma forma de tratamento para disfunções e incapacidades dos variados sistemas do nosso corpo. É considerada como tratamento-chave na reabilitação de pacientes que sofrem de condições debilitantes resultantes de acidentes ou doenças, ou de alterações neuro-músculo-esqueléticas.

Não se trata somente de um procedimento de tratamento de condições, mas também de prevenção. O fisioterapeuta possui conhecimentos para reduzir o risco de lesões, dores e preparar os músculos, otimizando a prática desportiva e corrigindo questões posturais.

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL

A Dermatofuncional é a área da Fisioterapia responsável pela promoção e reabilitação da função do sistema tegumentar (pele e estruturas anexas). Atua na avaliação, prevenção e recuperação de distúrbios/patologias, procedimentos cirúrgicos e lesões de origem endócrina, metabólica, circulatória, dermatológica, musculo-esquelética ou neurológica que afetem direta ou indiretamente a integridade do sistema tegumentar.

A Fisioterapia Dermatofuncional atua em diversas condições tais como:

• Gordura localizada;
  • Fibro Edema Gelóide (vulgo celulite);
  • Flacidez cutânea e muscular;
  • Estrias;
  • Cicatrizes;
  • Rugas.

Tendo em conta que as alterações que envolvem o sistema tegumentar e suas estruturas relacionadas, comumente afetam a aparência do sujeito, é possível compreender a relevância da Dermatofuncional, que atuará sim no ponto de vista da funcionalidade, e ainda representará um importante papel psicossocial.

PERGUNTAS FREQUENTES

A Dermatofuncional é a especialidade da Fisioterapia responsável pela promoção e reabilitação da funcionalidade do sistema tegumentar. Atua na avaliação, prevenção e recuperação de distúrbios/patologias, procedimentos cirúrgicos e lesões de origem endócrina, metabólica, circulatória, dermatológica, musculo-esquelética ou neurológica que afetem direta ou indiretamente a integridade do sistema tegumentar.

O fisioterapeuta dermatofuncional atua desde a prevenção ao tratamento das (dis)funções tegumentares, sendo a sua intervenção baseada na promoção da saúde, e na reabilitação em contextos reparador e cirúrgico.

Assim, poderemos ver este profissional a atuar em diversas condições tais como: gordura localizada, fibro edema gelóide (FEG), flacidez cutânea e muscular, estrias, discromias, cicatrizes, rugas, patologias da pele (rosácea, psoríase, xerose, acne, dermatites e vitiligo), situações de descontinuidade cutânea como queimaduras e úlceras, atendimento pré, trans e pós-operatório, linfedema e mastectomias. Também apresenta um papel importante na luta contra o fotoenvelhecimento e no rastreamento precoce do cancro cutâneo com respetivo encaminhamento dermatologia.

Em Portugal, a Fisioterapia Dermatofuncional começou a dar os primeiros passos há cerca de 10 anos. Embora seja um passado recente, já conta com dezenas de profissionais qualificados a intervir diariamente na mesma de norte a sul do país, maioritariamente em regime de prática privada em clínicas e hospitais. Dado que o número de profissionais ainda é reduzido nem sempre é fácil ao paciente encontrar um profissional de referência, devidamente especializado e com experiência, pelo que em breve contamos poder apresentar um sistema de georreferenciação online para facilitar este processo e assim garantir uma Fisioterapia Dermatofuncional de qualidade e maior segurança para a população.

Info em site de Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Diminuir os efeitos estéticos da lesão e, principalmente, ajudar na recuperação da mobilidade.

Para começar a atuar nesta área, após a conclusão da Licenciatura em Fisioterapia, é preciso fazer uma pós-graduação em Dermatofuncional.

Os fisioterapeutas especializados em dermatofuncional também estão aptos a realizar atendimento funcional do paciente oncológico e queimados, com atenção à reabilitação tecidual, vascular, estética e motora e tratamentos pós-operatórios de cirurgias plásticas corporais e faciais.

Fisioterapia Dermatofuncional é uma linha fisioterapêutica que trabalha com o sistema tegumentar humano ― isto é, a pele e seus anexos (cabelos, glândulas, unhas, pelos e receptores sensoriais).

Pode ser eficaz em:

• Pré e pós-cirurgia plástica;
  • Fibro edema gelóide;
  • Estrias cutâneas;
  • Queimaduras;
  • Envelhecimento facial da pele.
TREINO, EXERCÍCIO E SAÚDE

Sendo a maior preocupação da FisioNunes a durabilidade e eficácia dos nossos tratamentos, a criação de um serviço de Exercício Clínico fez todo o sentido. Uma abordagem diferente, com o foco na saúde, na melhoria e manutenção de componentes físicas.

O exercício físico é a única intervenção capaz de evitar recidivas das lesões que tem ou que já teve no passado. No entanto, é necessário que este seja adaptado às suas necessidades!

Criámos assim um serviço de Treino, Exercício e Saúde, personalizado a si e à sua condição clínica, sempre realizado sobre orientação e acompanhamento de um profissional especializado, que estará junto a si para o(a) ajudar constantemente.

Este serviço da FisioNunes é o reflexo de um trabalho multidisciplinar, sendo a avaliação feita por vários profissionais! Mesmo tendo alguma condição de saúde, não precisa ter receio de fazer exercício físico, nós temos o serviço ideal para si… Um serviço à sua medida com toda a segurança que deseja.