O exercício clínico e a sua relação com as recidivas das lesões

março 2022

A prática desportiva apresenta benefícios a diversos níveis e é uma necessidade individual e social. É fonte de saúde, distração e de socialização. Mas como qualquer outra atividade humana, não é isenta de riscos. Entre os traumas desportivos mais comuns, estão as lesões musculares, destacando-se ruturas, estiramentos e contusões, que variam de acordo com a interação de um conjunto diversos fatores: uns relacionados com o próprio atleta/praticante (fatores de risco intrínsecos), outros com o meio envolvente e com as condições de prática (fatores de risco extrínsecos).

Para além da sobrecarga dos sistemas músculo-tendinoso, a prática desportiva afeta igualmente os sistemas articular e nervoso. Entre todos os possíveis problemas, destacamos os mais comuns:

• Lesão dos ligamentos do joelho;
  • Lesão dos meniscos do joelho;
  • Estiramento ou rutura dos ligamentos da articulação do tornozelo (entorses)
  • Fraturas ósseas;
  • Lesões musculares – ruturas, estiramentos e contusões;
  • Luxações articulares da rótula, ombro e cotovelo;
  • Condições inflamatórias;
  • Tendinopatias.

O tratamento correto destas condições depende de um bom exame físico e correta interpretação de exames para determinar o diagnóstico, minimizando o risco de complicações e possibilitando o rápido retorno às atividades. A fisioterapia assume aqui um papel fundamental, através das suas técnicas e de uma série de recursos, capazes de promover e auxiliar na estabilização, mas igualmente importante na redução dos riscos de lesão associados.

Mas raras vezes o tratamento e estabilização isolados de uma lesão são garantia vitalícia para o problema abordado. É importante incluir na abordagem terapêutica a prática de exercício clínico como terapêutica, como forma de procurar evitar o regresso das recidivas das lesões presentes ou passadas. O exercício tem que ser personalizado e adaptado às suas necessidades e à sua condição clínica, e sempre realizado sobre orientação e acompanhamento de um profissional especializado!

A prática de exercício clínico orientado assegura uma provável resolução de sintomas e lesões associados à prática desportiva, sempre através do acompanhamento regular e individualizado ao indivíduo ativo fisicamente, promovendo o aumento da longevidade desportiva, a melhoria do rendimento físico e dos indicadores de saúde, e fundamentalmente a redução do risco de recidivas e novas lesões, assegurando a manutenção da prática desportiva e dos seus benefícios.

Caso tenha alguma questão sobre esta temática, não hesite em contactar-nos para saber mais.