BLOG FISIONUNES

Frio ou calor: o que devo aplicar em lesões?

fevereiro 2022

Por FisioNunes

A aplicação de calor ou frio numa área afetada por uma lesão, sempre foi usada no mundo do desporto e tem uma grande importância na recuperação. Porém, sempre existiram dúvidas e discussões sobre o que deve ser aplicado e em que momento. As interrogações são recorrentes depois da lesão: devo usar gelo? Aplico um saco de água quente? Utilizo outros meios complementares? A utilização de frio ou calor deve obedecer a vários pressupostos, e para os utilizar corretamente devemos saber os princípios por detrás de cada suporte terapêutico e como a fisioterapia pode ajudar.

É fundamental escutar o seu corpo, antes de mais. Durante a prática de qualquer atividade física, se sentir uma dor ou desconforto fora do normal, deve optar por parar a prática desportiva. É importante adotar uma postura defensiva para evitar o agravamento da condição, e levar a uma recuperação mais rápida.

APLICAÇÃO DE FRIO

O uso do frio deve ser realizado quando a lesão acabou de ocorrer, procurando mitigar a dor no local da lesão. Deve ser utilizado gelo um período de 10 minutos com intervalos de 20 minutos, podendo repetir o ciclo 2 vezes seguidas. A generalidade da literatura recomenda que a aplicação não deverá ocorrer para além de 6 horas após a lesão, uma vez que a ação anti-inflamatória do frio pode atrasar o processo de regeneração tecidular. O frio também pode ser utilizado em situações de pós-treino, como forma de prevenção de lesões e pequenas inflamações.

APLICAÇÃO DE CALOR

 Normalmente está associado a lesões mais antigas ou crónicas, pois o calor está associado à vasodilatação, aumento do fluxo sanguíneo e da circulação periférica e redução do espasmo muscular. A escolha deste tratamento promove um alivio de sintomas e aumento de bem-estar.

Importa, contudo, frisar que não existe uma regra absoluta sobre a aplicação destes meios terapêuticos. É essencial adotar uma postura defensiva, repousar e procurar um fisioterapeuta que possa avaliar a lesão em profundidade e realizar os tratamentos adequados.

Caso tenha alguma questão sobre esta temática, não hesite em contactar-nos para saber mais.

criar comentário
HORÁRIO

Seg - Sex
10:00/12:00
15:00/18:00

Sábado
10:00/13:00

CONTACTOS

Morada
Urb. Quinta Dr. Beirão, nº25, Lj.A
6000-140 Castelo Branco

Telefone
961 929 618

Email
fisioterapia@fisionunes.pt