BLOG FISIONUNES

Fobia Social: seis sinais e como a contrariar

março 2024

Por FisioNunes

Já sentiu ansiedade ao pensar em sair ou ao participar em eventos sociais? Preocupa-se em ser o centro das atenções ou que as pessoas possam notar algo sobre si? Estes são sinais comuns de fobia social, que é diferente de timidez ou nervosismo. É um medo poderoso que afeta a sua vida pessoal e profissional e muitas vezes é mal compreendido por quem não o vive. Vamos abordar seis sinais de fobia social e aprender três passos para superá-la gradualmente. Comecemos por entender o que é e como se define.

O que é a fobia social?

A fobia social é um medo intenso em situações sociais, onde se teme avaliação negativa, crítica ou rejeição. Isso leva à evitação de interações sociais, como eventos sociais ou falar em público, afetando tanto a vida pessoal como profissional. No entanto, é possível superá-la gradualmente. Vamos examinar seis sinais comuns de fobia social para identificar os sinais de alerta:

Quais são os sinais e sintomas mais comuns de fobia social?

A fobia social é mais do que timidez, sendo uma condição de saúde mental complexa. Envolve uma interação de elementos físicos, emocionais e cognitivos. Aqui estão seis sinais comuns frequentemente experimentados por pessoas com fobia social:

Seis sinais comuns de fobia social:

1. Sente-se constantemente julgado: A fobia social pode deixá-lo com medo de ser julgado e criticado pelos outros. É comum temer ser criticado e sentir-se como se estivesse sempre sob escrutínio. Isto impede-o de se expressar verdadeiramente e participar plenamente em situações sociais. Estes medos ativam a sua resposta ao stress, amplificando a ansiedade e levando-o a afastar-se ou evitar tais situações.

2. Sente-se sobrecarregado e com medo de estar em situações sociais: É comum na fobia social o medo de situações sociais como encontros, festas ou mesmo interações diárias, como reuniões profissionais. Sente-se ansioso ou nervoso, com uma sensação de aperto no estômago à medida que a situação se aproxima. Teme enfrentar pessoas ou participar em conversas, receando ser julgado ou constranger-se. Isto pode levar a evitar eventos ou encontrar desculpas para ficar em casa. Alguns podem até optar por isolar-se completamente das interações sociais. Embora possa proporcionar alívio temporário, a longo prazo impede a criação de conexões e a experiência de novas oportunidades na vida.

3. Sente-se constantemente preocupado com o seu desempenho social: A fobia social muitas vezes significa que tem preocupações persistentes com o seu desempenho social. Pode encontrar-se constantemente preocupado com pensamentos sobre dizer algo errado, comportar-se de forma estranha ou ser julgado pelos outros. Essa preocupação excessiva pode criar um ciclo de ansiedade, tornando difícil envolver-se totalmente em interações sociais e desfrutar do momento presente. Acaba por analisar cada palavra e ação, procurando possíveis erros ou momentos embaraçosos.

4. É difícil iniciar ou manter conversas: O simples pensamento de ter que iniciar ou mesmo manter uma conversa pode ser avassalador. Essa preocupação por si só pode deixá-lo sem palavras, inseguro sobre o que dizer, ou lutando para manter uma conversa fluída enquanto você pensa demasiado no que dizer a seguir. Pode notar também sintomas físicos como aumento da frequência cardíaca, transpiração ou um “nó na garganta”.

5. Ter uma imagem própria negativa e critica: A fobia social muitas vezes é acompanhada por uma imagem negativa e crítica. Esta perceção negativa de si próprio pode impactar significativamente a sua autoestima, confiança e bem-estar geral.

6. Sentir preocupação em que os outros sintam o seu nervosismo ou ansiedade: Esta é uma experiência comum associada à fobia social. A preocupação intensifica-se à medida que imagina que as pessoas que o rodeiam estão a analisar cada movimento seu, levando a sentimentos de inadequação e um forte desejo de evitar situações sociais por completo.

Existem estratégias de autoajuda que podem ajudar a aliviar os sintomas da fobia social?

Se reconhece os sinais comuns da fobia social, há certas ações que pode adotar para ajudar a superá-la gradualmente. Pode ser um processo desafiante, mas dar pequenos passos pode levar a progressos significativos. Então, aqui estão quatro passos que pode dar para ajudar a superar a fobia social gradualmente:

Passo 1: Reduzir o impacto do stress e da ansiedade: Algumas estratégias úteis incluem praticar técnicas de relaxamento como respiração profunda, relaxamento muscular progressivo ou meditação mindfulness. Praticar regularmente exercício físico pode também ser benéfico, uma vez que liberta endorfinas e ajuda a reduzir os níveis gerais de stress. Dormir uma quantidade de horas saudáveis, manter uma dieta equilibrada e evitar o consumo excessivo de cafeína ou estimulantes também pode contribuir para um humor mais estável e uma melhor capacidade de lidar com a ansiedade. Além disso, procurar apoio social de amigos ou familiares compreensivos pode fornecer uma rede de segurança valiosa enquanto trabalha na superação da fobia social.

Passo 2: Desafiar padrões de comportamento negativos: Tornar-se consciente destes diálogos internos é um passo crucial na superação da fobia social. Preste atenção aos pensamentos que passam pela sua mente quando antecipa situações sociais. Em vez de ouvir essa voz, diga a si próprio "Eu gosto de mim" - e isso pode ajudar a mudar a sua perspetiva e a aumentar a sua autoestima.

Passo 3: Exposição gradual a situações sociais: Procure expor-se a situações que lhe causam desconforto social, procurando utilizar as técnicas anteriores para reduzir os níveis de ansiedade. À medida que se sentir mais confortável, avance gradualmente para situações mais desafiadoras. Comece com pequenas ações - exponha-se gradualmente a situações e construa a sua coragem e força. Por exemplo, saúde uma pessoa que não conhece durante o dia, e procure fazer contacto visual - é um primeiro passo fantástico. Uma vez que se sinta confortável, sentir-se-á capaz de avançar para o próximo desafio. E à medida que o faz, o seu cérebro começa a usar esta experiência positiva para ajudá-lo a construir a sua confiança.

Passo 4: Considerar apoio professional: Se sentir que a sua fobia social está a interferir significativamente na sua qualidade de vida, será provavelmente uma boa ideia procurar apoio de um terapeuta profissional ou de um hipnoterapeuta, que possa trabalhar consigo nos seus medos específicos e níveis de conforto, para garantir que são graduais e alcançáveis. Na nossa prática de terapêutica, ajudamos os nossos pacientes a superar a sua fobia social conhecendo o seu passado, compreendendo o que motiva esta ansiedade e avançando posteriormente para a solução com hipnose. O processo ajuda-o a reduzir a ansiedade e os medos, enquanto o ajuda a ganhar perspetiva, aumentar a autoconfiança e construir resiliência para o ajudar a avançar gradualmente em direção aos seus objetivos.

Como funciona a hipnoterapia para a fobia social?

A hipnoterapia funciona para a fobia social ao combinar terapia de conversa positiva com hipnose. Conversamos e focamo-nos nos seus pontos fortes, habilidades e encontramos passos positivos ou soluções que o ajudam a sentir-se mais confiante para se desafiar gradualmente. É incentivado a pensar e expressar-se de forma positiva, o que também ajuda a reduzir a sua ansiedade. Durante a hipnose, começamos com técnicas de relaxamento guiado para acalmar o seu corpo e mente. E enquanto ouve, será guiado para um estado relaxado de atenção guiada. São então feitas sugestões positivas para o ajudar a pensar de forma diferente e encorajar mudanças a nível subconsciente que o ajudam a superar os seus desafios. Se estiver disposto a fazer mudanças, a hipnoterapia pode libertá-lo para que possa desfrutar cada vez mais da vida.

Como posso começar a hipnoterapia para a fobia social?

Se gostaria de explorar como a hipnoterapia poderia ajudá-lo, entre em contacto para uma conversa inicial connosco, para explorar a sua situação e descobrir o seu plano de tratamento personalizado.

criar comentário
HORÁRIO

Seg - Sex
10:00/12:00
15:00/18:00

Sábado
10:00/13:00

CONTACTOS

Morada
Urb. Quinta Dr. Beirão, nº25, Lj.A
6000-140 Castelo Branco

Telefone
961 929 618
(Chamada para a rede móvel nacional)

Email
fisioterapia@fisionunes.pt