BLOG FISIONUNES

Descubra o que são as fitas Kinesio e os seus benefícios

janeiro 2022

Por Rui Nunes

Já ouviu falar em Bandas Kinesio? Talvez já tenha reparado em alguns atletas profissionais, que utilizam algumas bandas adesivas mais ou menos coloridas, aplicadas sobre a pele em padrões específicos, ou mesmo num dos seus vizinhos, que pratica algum desporto ocasionalmente.

A Bandas Kinesio são adesivos elásticos de fibras naturais e sintéticas, utilizadas para acelerar a recuperação de lesões musculares, de tendões e/ou de nervos, com utilização e desenvolvimento de várias décadas.

As bandas por si só não são um auxiliar à recuperação, mas sim um auxiliar para facilitar e acelerar a recuperação. O Kinesio é muito cómodo, devido à sua extrema elasticidade, peso e espessura. A cola utilizada é hipoalergénica, e dessa forma são raras a reações alérgicas a este procedimento.

Pode ser utilizada em qualquer fase do tratamento (assim como na prevenção de lesões), mas deve ser aplicadas por um profissional de saúde, como um fisioterapeuta, através de métodos e técnicas próprias, uma vez que a aplicação incorreta por agravar a lesão.

O Kinesio tem como alguns dos benefícios:

- Melhoria da capacidade de contração muscular (mesmo que limitada pela lesão), reduzindo a sensação de dor e protegendo o musculo do agravamento da lesão.

- Redução da inflamação do tecido, através de uma melhor circulação sanguínea e linfática.

- Ajuda na recuperação de problemas articulares, restringindo/corrigindo o raio de movimento.

Na FisioNunes estamos sempre disponíveis para o ajudar a recuperar a sua qualidade de vida. Entre em contacto connosco para saber como pode melhorar.

criar comentário
HORÁRIO

Seg - Sex
10:00/12:00
15:00/18:00

Sábado
10:00/13:00

CONTACTOS

Morada
Urb. Quinta Dr. Beirão, nº25, Lj.A
6000-140 Castelo Branco

Telefone
961 929 618
(Chamada para a rede móvel nacional)

Email
fisioterapia@fisionunes.pt